quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como atingir suas metas em 2011

Todo ano é a mesma coisa, sonhos e promessas renovadas para o novo ano: emagrecer, pagar todas as dívidas, fazer exercícios físicos, ler mais, ter mais tempo para a família e tantos outros... Só promessas e boa vontade não são suficientes para alcançar o que deseja no ano que inicia. Descubra como o PDCA utilizado de uma forma bem simples pode garantir um 2011 cheio de conquistas e realizações.

Quase todo mundo faz promessas que dificilmente serão cumpridas, isso acontece porque não transformaram esses sonhos em metas, nem definiram um plano de ação organizado. Isso sem falar na falta de disciplina e na procrastinação (deixar tudo para depois). O PDCA é uma ferramenta muito utilizada nos processos de qualidade, introduzida no Japão do pós-guerra, até hoje é aplicada para atingir metas de curto, médio e longo prazo.
Abaixo uma descrição dos passos do PDCA e depois um exemplo prático que estou utilizando para uma meta pessoal. Encontrei esta planilha na web, mas você precisa apenas de uma folha de papel e caneta se quiser.
Os passos são os seguintes:
Plan (planejamento): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.

Do (execução): realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.

Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.

Act (ação): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Fonte: Wikipedia.

No meu exemplo prático, preciso emagrecer 22kg para ficar no meu peso ideal, todo ano novo falava isso, até mesmo colocava no papel meu objetivo, mas nunca tinha realmente pensado em usar o PDCA, até que fazendo pesquisa para um cliente encontrei uma planilha que sugeria isso e achei bem interessante, veja abaixo com ficou:



Ficou simples e direta, nada daquelas fórmulas para emagrecer 10Kg em uma semana. A partir deste inicial, criei outro com minha esposa para melhorar nossa alimentação, otimizando o tempo dela e ainda economizando nas compras.

Vamos utilizar o PDCA no projeto “Chega de Fraldas” e “Tchau Lolo” para ajudar nossa filha a largar as fraldas e o bico, também vamos usar na operação “Menos TV Mais Deus” e por aí vai...

Esta ferramenta simples, porém poderosa pode ser utilizada para qualquer sonho, objetivo, promessa ou problema que deseja resolver. Tenho o modelo em Excel que posso enviar por e-mail para qualquer um que solicitar através do e-mail vanius@10emvendas.com.br.

Mas de nada adianta ler isto aqui e deixar para depois, pegue papel e caneta e comece já o um  PDCA. Já passou a primeira dezena de dias do ano e muitos até se esqueceram das promessas que fizeram ou já estão esperando o próximo ano novo. Afinal o ano passa voando mesmo e daqui a pouco já vêm 2012 e novas promessas de emagrecer, pagar todas as dívidas, fazer exercícios físicos, ler mais, ter mais tempo para a família...

Vanius

Nenhum comentário:

Postar um comentário